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CDL Linhares
Notícias

17/02/2020 - Diretoria da CDL inicia Planejamento Estratégico 2020

Entre as prioridades estão: segurança do comércio, estacionamento rotativo e construção do auditório próprio

A diretoria da CDL Linhares se reuniu para discutir as ações que serão executadas pela entidade ao longo de 2020 por meio do Planejamento Estratégico.

São diversas frentes de trabalho, que visam melhorar as condições do comércio e fomentar o desenvolvimento da economia local.

Entre as principais ações estão em pauta a questão da segurança aos estabelecimentos comerciais, principalmente do centro da cidade; a questão do estacionamento rotativo, que será cobrado posicionamento dos órgãos responsáveis; a construção do auditório próprio da CDL, que visa reduzir gastos e ainda possibilitar a promoção de diversos eventos e treinamentos que beneficiem os associados.

Para a presidente Florises Zardo Salvador, a criação do Planejamento Estratégico é muito importante para a entidade traçar as metas, distribuir os trabalhos e alcançar melhores resultados.

 

Por Tatiane Serafim - Assessoria de Comunicação CDL Linhares

14/02/2020 - Confiança do Consumidor encerra 2019 com 47,0 pontos, patamar acima de 2018, revela indicador CNDL/SPC Brasil


Número de brasileiros com visão negativa sobre a economia do país recua 10 pontos percentuais em um ano; expetativa para os próximos seis meses da economia mostra empate entre otimistas e pessimistas, mas 56% estão confiantes com futuro das finanças pessoais

 

Ainda que não tenha deslanchado, a percepção dos consumidores brasileiros sobre o ambiente macroeconômico tem apresentado melhoras. O Indicador de Confiança do Consumidor mensurado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) encerrou o ano de 2019 com 47,0 pontos. A escala do indicador varia de zero a 100, sendo que quanto maior o número, mais confiantes estão os consumidores. O dado alcançado no último mês de dezembro supera os 45,8 pontos observados no mesmo período de 2018. Já com relação a novembro de 2019, o número ficou praticamente estável (47,2 pontos).

 

A percepção geral dos consumidores, tanto sobre a sua vida financeira quanto com a economia, permanece negativa, mas em um nível pouco mais otimista do que em períodos anteriores. Em cada dez brasileiros, seis (62%) avaliam como ‘ruim’ o atual momento econômico do país – há um ano, esse número era 10 pontos percentuais mais alto, alcançando 72% dos entrevistados. Já o percentual de brasileiros que consideram ‘bom’ o momento econômico atual avançou de 2% para 7%, um número ainda pequeno.  Outros 30% consideram regular.

 

Observando a própria vida financeira, apenas 14% dos consumidores avaliam a condição como ‘boa’. A notícia positiva é que o percentual dos que avaliam a situação como ‘regular’ (47%) supera os que consideram a própria vida financeira ‘ruim’ (38%), que diminuiu dois pontos percentuais em 12 meses.

 

Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a melhora gradual da percepção dos consumidores é resultado da reação econômica do país, mas como essa evolução se dá a passos lentos, a percepção dos consumidores também cresce a um ritmo devagar e cauteloso. “Espera-se que com um cenário econômico mais estável, o brasileiro encontre razões para voltar ao consumo de forma mais confiante e comece a pagar suas dívidas”, avalia a economista.

 

Mesmo com inflação controlada, 55% dos brasileiros acham que custo de vida pesa no orçamento

 

Mesmo com a inflação abaixo da meta, 71% dos entrevistados que avaliam o quadro macroeconômico como ‘ruim’ atribuem essa percepção negativa à alta dos preços. Já o desemprego é responsável pela avaliação negativa para 62% das pessoas ouvidas. Os juros elevados são citados por um terço (33%) dos pessimistas com a economia.

 

Para 55% dos entrevistados, o custo de vida é o que mais tem pesado no seu orçamento, seguido do desemprego (20%). Na visão desses consumidores, as despesas que mais subiram nos últimos meses foram os produtos de supermercados (90%), conta de luz (88%), combustíveis (86%) e medicamentos (77%).

 

Futuro da economia divide opiniões, mas maioria está otimista com as próprias finanças

 

Olhando para os próximos seis meses, nota-se um equilíbrio entre as opiniões: 26% dos brasileiros estão otimistas com a situação do país no futuro e igual percentual (26%) está pessimista. Outros 44% se mantêm neutros.

 

Entre os otimistas com o futuro, o fator que mais pesa é a expectativa de que haverá mais estabilidade política do país (38%). Já 28% creem que coisas boas devem acontecer, embora não saibam apontar uma razão clara, enquanto 28% concordam com as medidas econômicas adotadas pelo governo. Já entre os pessimistas, a opinião é fundamentada, principalmente, pelo sentimento de que os preços continuam altos (56%), discordâncias com as medidas econômicas tomadas pelo governo (40%) e a percepção de que não há melhora no emprego (35%).

 

O otimismo é maior, contudo, quando os consumidores são indagados sobre o futuro da sua própria vida financeira. De acordo com o levantamento, 56% dos brasileiros possuem boas expectativas para o seu bolso nos próximos seis meses. A opinião é fundamentada, sobretudo, pela crença de que a economia do país irá melhorar (39%) e a esperança de conseguir um emprego ou aumento de renda (28%). Apenas 8% dos consumidores acreditam que a vida financeira estará ruim nos próximos seis meses e 32% pensam que ela continuará igual.

 

“Pode parecer contraditório observar uma expectativa maior com as próprias finanças do que com a economia brasileira. O fato é que por mais que a situação econômica do país impacte a vida financeira do consumidor no seu dia a dia, ele sabe que assumir um controle efetivo sobre seu bolso e fazer adaptações podem ajudar a enfrentar um ambiente adverso e se a desgarrar da crise”, explica a economista Marcela Kawauti.

 

Metodologia

 

Foram entrevistados 800 consumidores, a respeito de quatro questões principais: 1) a avaliação dos consumidores sobre o momento atual da economia; 2) a avaliação sobre a própria vida financeira; 3) a percepção sobre o futuro da economia e 4) a percepção sobre o futuro da própria vida financeira. O Indicador e suas aberturas mostram que há confiança quando estiverem acima do nível neutro de 50 pontos. Quando o indicador vier abaixo de 50, indica falta de confiança.  Baixe a análise do Indicador de Confiança do Consumidor em https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/indices-economicos

 

Fonte: CNDL

 

Link da Matéria: https://site.cndl.org.br/confianca-do-consumidor-encerra-2019-com-470-pontos-patamar-acima-de-2018-revela-indicador-cndlspc-brasil/

14/02/2020 - Varejistas recuperam mais de R$ 42 milhões em vendas em 2019

Com o apoio de tecnologia, o lojista brasileiro conseguiu recuperar uma importante quantia de dinheiro que seria desperdiçada em taxas desnecessárias. É o que aponta o Recuperômetro, indicador realizado pela F360º, plataforma de gestão financeira com conciliação automática de vendas por cartão para o pequeno e médio varejista.

 

Ao longo de 2019, as lojas e pontos de venda que utilizaram a solução da empresa conseguiram resgatar R$ 42,03 milhões em suas vendas efetuadas por cartão de crédito. Se levado em conta apenas o mês de dezembro, o valor é de R$ 554.600,84. O Recuperômetro exibe em tempo real o valor financeiro recuperado pela plataforma.

 

Compras realizadas com cartão de crédito e que não passam por conciliação nas vendas representam um risco grande ao varejista, que pode pagar taxas a mais. Com o apoio da plataforma da F360º, por exemplo, é possível integrar o serviço com a conciliação bancária, fluxo de caixa, DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício), entre outras funcionalidades.

 

"A economia deu sinais de que está retomada, e isso exige dos varejistas um melhor preparo e planejamento para conseguir aumentar suas vendas. O que o Recuperômetro mostra é que, aos poucos, esses empreendedores começam a contar com o apoio de plataformas que impedem gastos desnecessários que a grande maioria desconhece", explica Henrique Carbonell , CEO da F360º.

 

Fonte: Jornal do Comércio

 

Link da Matéria: https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/economia/2020/01/721677-varejistas-recuperam-mais-de-r-42-milhoes-em-vendas-em-2019.html

13/02/2020 - Dacasa Financeira e Uniletra são liquidadas pelo Banco Central

Com intuito de manter os associados da CDL Linhares bem informados sobre o que acontece em nossa economia, estamos compartilhando a matéria produzida por A Gazeta em que traz a notícia da liquidação extrajudicial da financeira Dacasa, empresa muito popular em nossa região e bastante utilizada por lojistas.

Para ler a matéria acesse o link abaixo:

https://www.agazeta.com.br/es/economia/dacasa-financeira-e-uniletra-sao-liquidadas-pelo-banco-central-0220#cxrecs_s

11/02/2020 - Palavra da Presidente

Em primeiro momento agradeço a Deus, por todas as coisas que ele tem proposto em minha vida. Agradeço imensamente aos meus filhos, por sempre apoiarem minhas decisões, sem o apoio deles eu não teria encarado este desafio de voltar a presidência da CDL. Agradeço a ex diretora e presidente Izaura Pandolfi por ter me convidado e incentivado a voltar. Agradeço a todos os novos diretores por acreditar em mim e meus projetos. Agradeço a todos os colaboradores em especial a Geralda Scopel por estar sempre disposta a fazer o melhor para a CDL.

Prometo que vou fazer o possível para não desviar o foco do nosso objetivo da NOSSA MISSÃO.

Nosso foco principal sempre será os lojistas, nossos associados, os nossos empresários, queremos estar mais perto dos empresários, ouvi-los e tentar atendê-los na melhor forma possível, buscar cursos, palestras, promoções e etc... No objetivo de profissionalizar nossos associados e seus colaboradores e em foco sempre melhorar nosso comércio. Estamos preparando nosso planejamento. A situação econômica do Brasil requer de todos nós atitudes com muitas criatividades.

Para enfrentarmos as dificuldades que por ventura surgirem conto com a compreensão e apoio de toda diretoria e associado.

A CDL é do associado e está aberta a sugestões para melhorarmos grandemente nossos serviços.

Durante 40 anos com todas as dificuldades enfrentadas por cada diretoria que por aqui passou, nós ganhamos uma condição invejável principalmente em visibilidade e confiança.

Temos vários desafios pela frente, e com união e trabalho vamos continuar fazendo a diferença.


Carinhosamente, Florises.

07/02/2020 - Indicadores de mercado de trabalho iniciam 2020 com melhora

Dados foram divulgados pela FGV


Os dois indicadores do mercado de trabalho da Fundação Getulio Vargas (FGV) registraram melhora em janeiro deste ano, em relação ao mês anterior. O Indicador Antecedente de Emprego, por exemplo, subiu 2,4 pontos e atingiu 92,3 pontos em uma escala de zero a 200 pontos, o melhor nível desde abril de 2019 (92,5 pontos).

 

O Indicador Antecedente de Emprego busca antecipar tendências do mercado de trabalho para os próximos meses, com base na avaliação de consumidores e de empresários da indústria e dos serviços.

 

O outro índice, chamado de Indicador Coincidente de Desemprego, recuou 2,8 pontos e atingiu 92,5 pontos, o menor nível desde fevereiro do ano passado (92,1 pontos). Este indicador medido com base na avaliação dos consumidores sobre o desemprego atual, no entanto, tem a escala invertida, em que a pontuação menor significa um resultado mais favorável.

 

Fonte: Agência Brasil

 

Link da Matéria: Link da Matéria: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-02/indicadores-de-mercado-de-trabalho-iniciam-2020-com-melhora

 

23/01/2020 - Garantia de Troca de mercadorias - Produtos em Promoção

Nesta época do ano acontece a troca da coleção de primavera/verão para outono/inverno e o comércio aproveita para liquidar os estoques que sobraram do Natal e Ano Novo.

Aberta a temporada de promoções, o comércio oferece descontos significativos, sendo uma ótima oportunidade para comerciantes e consumidores fecharem bons negócios.

Descontos em alta e uma dúvida sempre surge: como fica a garantia e troca de produtos?

Independentemente de ter sido o produto adquirido em alguma oferta ou troca de mostruário, no que tange a defeitos ocultos, ou seja, aqueles que não são percebidos a olho nu, o consumidor estará amparado pela lei.

E o que isso significa? Significa que em caso de defeitos ocultos, que foram constatados após o uso, o consumidor deverá procurar a assistência técnica ou fazer reclamação junto à loja.

Nesse caso, a lei confere aos lojistas e fabricantes o prazo de 30 dias para análise e resolução do problema, isso se for constatado defeito de fabricação.

No caso de avarias visíveis que não comprometam a finalidade do produto (arranhões, desbotamento), antes de realizar a venda, o lojista deve esclarecer ao consumidor quanto a condição do produto, ficando assegurado ao consumidor a garantia por defeitos de fabricação.

E como fica a troca por causa de tamanho ou porque mudou-se de ideia a respeito do produto adquirido? Importante saber que o estabelecimento não é obrigado a realizar a troca de produtos sem defeito. Esta é uma liberalidade e o lojista é livre para definir se adota ou não uma política de trocas.

É importante que os lojistas disponibilizem cartazes informativos a respeito da troca de mercadorias, de modo a esclarecer o consumidor sobre a possibilidade ou não de troca em caso de inexistência de defeitos.

Também é importante que aos consumidores, antes de concretizarem a compra, se informem a respeito da possibilidade ou não da troca do produto.

A informação é um elemento muito importante nas relações consumo, tanto para consumidores quanto para lojistas. Conversando todos se entendem.

 

Por Dra. Aline Dias - assessora jurídica da CDL Linhares

16/01/2020 - CDL Linhares realiza primeira reunião do ano com nova diretoria

A nova presidente Florises Zardo deu boas-vindas aos novos diretores e já traçou metas para 2020.


Nessa segunda-feira, dia 13 de janeiro, aconteceu na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Linhares (CDL Linhares) a primeira reunião do ano com a nova formação da diretoria, eleita no fim de 2019. A nova presidente da entidade Florises Zardo Salvador, ao lado da vice Carmem Rigoni, comandou o encontro e já traçou metas para 2020.

 

A reunião, primeiramente, foi para dar as boas-vindas aos diretores eleitos. Depois foi apresentado o regimento interno e o estatuto da CDL para que que cada diretor possa conhecer com ênfase sua função dentro da entidade. Também foi marcado o início dos trabalhos previstos no Planejamento Estratégico 2020, que traz um item a ser desenvolvido com prioridade a cada mês.

 

Para a atual presidente, as expectativas para este triênio são as melhores. “Temos muitas coisas boas para acontecer ao longo de 2020. Vamos dar continuidade ao trabalho que vinha sendo executado pelos presidentes anteriores e também traçar novos projetos em prol dos nossos associados”, disse.

 

Florises Zardo Salvador traz para esta gestão anos de experiência dentro da diretoria da CDL Linhares, além de já ter ficado à frente da entidade nos anos de 2005 a 2007.

 

Confira a Nova Diretoria da CDL Linhares:

- Florises Zardo Salvador – Presidente (Florises Cosméticos)

- Carmem Rigoni - Vice-Presidente (Ponto de Luz)

- Emiliana Almenara Pelisson Santos - Diretora Financeira (Almenara)

- Daniel Cesconetto Junior - Diretor Administrativo (Los Netos)

- Elger Domingos Uliana - Diretor de SPC (Havaianas)

- Marcelo Japhet Giurizatto - Diretor de Marketing (Rede Ouro Negro)

- Angela Maria Nunes Massete - Diretora Social (Boutique Armação)

- Lodovico Faé Taqueti - Conselho Fiscal Titular (Taquetti Variedades)

- Maria Paulina Guzzo - Conselho Fiscal Titular (Pra Costura)

- Nirson Schowambach - Conselho Fiscal Titular (All Jarreau)

- Jhullia Maria Americo Schvambach - Conselho Fiscal Suplente (Emporium)

- Edilana Almenara Pelisson - Conselho Fiscal Suplente (Bombom de Mel)

- Sebastião Prando - Conselho Consultivo (Associado Honorífico)

- Izaura Pandolfi - Conselho Consultivo (Rosatur Turismo)

10/01/2020 - Câmara Centro realiza entrega dos prêmios aos ganhadores da campanha de Natal

Na campanha Natal Premiado, a Câmara Centro sorteou uma moto Biz e uma bicicleta aos clientes que compraram nas lojas participantes

 

A Câmara Setorial do Centro, com apoio da CDL Linhares, realizou a campanha Natal Premiado em 2019. Na oportunidade foram sorteados aos clientes, que compraram nas lojas participantes, uma moto Biz e uma bicicleta. Nesta semana, representantes da Câmara Centro e da CDL realizaram a entrega oficial dos prêmios aos ganhadores.

 

No dia 08 de janeiro de 2020 foi realizada a entrega da moto Biz. Jackeline de Almeida Ruy foi a grande sorteada deste prêmio, entregue na loja Laguna Motos.  

 

A segunda ganhadora, Flávia Vanelli Bacheti  recebeu seu prêmio dia 09 de janeiro de 2020 na loja Tina  Bicicletas.

 

De acordo com Elger Ulina, diretor de SPC da CDL Linhares e coordenador da Câmara Centro, a campanha foi muito positiva. "Nós da Câmara Centro estamos muito felizes com o resultado da campanha Natal Premiado. Os lojistas do Centro se empenharam na divulgação da campanha e também nas vendas. Além disso, a premiação foi um incentivo a mais para o consumidor", destacou.

 

A Câmara Setorial do Centro de Linhares é formada por  um grupo de lojistas. Que recebem apoio da CDL Linhares. 

 

Fonte: Tatiane Serafim

27/12/2019 - Comércio de Linhares vende cerca de 10% a mais que o Natal de 2018, diz CDL Linhares.

Muitos fatores contribuíram para este crescimento como saque do FGTS, pagamento do 13° salário e também a programação natalina realizada na cidade.

 

As vendas do Natal deste ano superaram todas as previsões que vinham sendo feitas por órgãos ligados ao varejo no Brasil. A estimativa sempre foi positiva, mas nunca ultrapassou os 5% no crescimento de vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. Contudo, apesar de não ter base de dados com números reais das vendas, a CDL Linhares acredita que neste Natal, o comércio local vendeu cerca de 10% a mais que em 2018.

 

Segundo a entidade, as lojas estiveram movimentadas desde o início do mês de dezembro com intensificação a partir do dia 14, quando teve início, o horário especial de Natal. Com mais tempo para comprar, os consumidores aproveitaram para antecipar as compras. “Todos os dias de horário estendido tivemos movimento nas ruas, mesmo no domingo, que geralmente é mais tranquilo”, afirmou a atual presidente da CDL Linhares, Jhullia Schvambach.

 

Ainda de acordo com a presidente, este aumento nas vendas em relação ao ano passado está atrelado a diversos fatores, entre eles destacou o saque do FGTS, que injetou na economia um dinheiro que não era esperado, o pagamento do 13° salário, que todos os anos dá um maior poder de compra aos trabalhadores, e também, a programação de Natal promovida pela CDL Linhares, em parceria com a Prefeitura e a Rede Gazeta Norte.

 

“Este ano optamos por um Natal mais presente, oferecendo opções para que as famílias saíssem de suas casas e viessem para o comércio comprar. Com isso tivemos um retorno muito positivo por parte da população e do lojista também”, ressaltou Jhullia Schvambach.

 

Programação natalina

 

Este ano, a praça Nestor Gomes, em frente aos Correios, recebeu iluminação especial de Natal em parceria com a Prefeitura e a loja Wig. Todas as noites a praça esteve repleta de famílias que faziam questão de guardar uma recordação daquele momento em fotos.

 

Para deixar essa recordação ainda mais bonita, a CDL Linhares promoveu também a chegada do Papai Noel e Mamãe Noel à cidade no dia 14 de dezembro. Depois, o bom velhinho esteve na praça iluminada nos dias 20, 21 e 22 de dezembro para tirar foto com as crianças. As crianças lotaram o local e todas receberam doces da loja Mix Doces e Festas.

 

E no dia 23 de dezembro, a programação foi ainda mais extensa. Começou com a chegada do Papai Noel no centro juntamente com os personagens infantis mais amados do momento, o Baby Shark e a Rapozinha. Eles receberam as crianças num cenário de Natal montado ao lado do Mercado Municipal.

 

Depois que o comércio fechou, a programação seguiu para a Praça 22 de Agosto com cantatas de Natal, encontro de corais e show com o cantor campeão do The Voice Kids, Jeremias Reis. O evento realizado pela CDL Linhares teve a parceria da Prefeitura de Linhares e da Rede Gazeta Norte e reuniu milhares de pessoas em uma noite inesquecível.

 

“Estamos muito felizes com o resultado da campanha de Natal deste ano e com o aumento nas vendas. Além disso, a CDL Linhares tem mais um motivo para comemorar, vamos fechar o ano com dinheiro em caixa para iniciar a construção do nosso auditório que vai beneficiar todos os lojistas associados”, finalizou Jhullia Schvambach.

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