Comércio capixaba cresce pela quinta vez consecutiva em setembro

comércio capixaba

Comércio apresentou crescimento em todas as comparações da pesquisa

Por Fecomercio/ES

DESTAQUES

• Em setembro as vendas do comércio capixaba cresceram 1,8% frente a agosto no conceito restrito. Em relação a 2019 houve alta de 13,5%;

• No comércio ampliado (que inclui os segmentos de veículos e materiais de construção) o crescimento foi de 3,1% frente ao mês anterior. E em relação a 2019 registrou alta de 22,7%;

• No acumulado de janeiro a setembro de 2020 o comércio restrito cresceu 2,5% e o ampliado obteve alta de 2,0% em relação ao mesmo período do ano passado;

• Apesar de crescimento de forma geral, alguns segmentos ainda apresentam perdas no ano.

ANÁLISE COMPLETA

As vendas do comércio capixaba cresceram pelo quinto mês consecutivo. Em setembro, as vendas tiveram alta de 1,8% frente a agosto no conceito restrito e no comércio ampliado (que inclui os segmentos de veículos e materiais de construção) a alta foi de 3,1%. Em relação ao mesmo mês do ano anterior o comércio restrito avançou 13,5% e o ampliado de 22,7%. Nessa última comparação (interanual), o resultado em 2020 foi o melhor para um mês de setembro desde 2005.

Com esses resultados, o acumulado de janeiro a setembro de 2020 para as vendas do comércio restrito superou o registrado para o mesmo período do ano passado em 2,5% e o comércio ampliado também superou sendo 2,0% maior em relação ao mesmo período de 2019.

A Fecomércio-ES pontua que o resultado acumulado no ano até setembro já superou o mesmo período do ano passado. Isso mostrou o potencial de recuperação das vendas e, de forma geral, o comércio capixaba conseguiu superar a crise. Cabe ressaltar, no entanto, que essa recuperação não é homogênea, ou seja, alguns segmentos ainda acumulam perdas no ano. Os próximos meses trarão duas grandes oportunidades de alavancar as vendas, a Black Friday e o Natal.

Resultados SETEMBRO

Comércio Restrito. Em setembro de 2020 as vendas do comércio capixaba (restrito) apresentaram alta de 1,8% em relação ao mês anterior. Na comparação com setembro de 2019 avançou 13,5% maior. Com esse resultado, o acumulado dos primeiros nove meses superou o mesmo período de 2019 em 2,5%.

Comércio Ampliado. No conceito ampliado, que inclui vendas de veículos, motocicletas, partes e peças e de material de construção, as vendas subiram 3,1% em relação ao mês anterior e 22,7% frente a 2019. O acumulado de janeiro a setembro ainda mostrou um recuo de 2,0% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Desempenho por atividades. Em relação ao ano passado, nove dos dez segmentos pesquisados obtiveram variação positiva em setembro de 2020, com destaque para Material de Construção (+109,2%). O IBGE ainda não fornece os dados estaduais da comparação mensal classificado por atividades.

Brasil

Comércio Restrito e Ampliado. No Brasil, o comércio restrito cresceu 0,6% em setembro frente a agosto. Em relação a setembro de 2019 houve alta de 7,3%. Já o comércio ampliado cresceu 1,2% na comparação mensal e 7,4% em relação a 2019.

Unidades da Federação. Na passagem de agosto para setembro de 2020, houve resultados positivos em 13 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Piauí (5,7%), São Paulo (2,1%) e Espírito Santo (1,8%). Para a mesma comparação, no comércio ampliado, a variação entre agosto e setembro obteve resultados positivos em 14 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Rondônia (3,7%), Bahia (3,2%) e Espírito Santo (3,1%).

Comparando setembro de 2020 com o mesmo mês em 2019, houve alta nas vendas do comércio nas 27 Unidades da Federação, com destaque para: Piauí (23,9%), Maranhão (21,6%) e Acre (19,9%). Para a mesma comparação, no comércio ampliado, a variação positiva também se deu nas 27 Unidades da Federação, com destaque para: Acre (24,5%), Maranhão (23,4%) e Amapá (22,9%).

Nota Técnica

Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) são disponibilizados mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A PMC tem por objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural do comércio no País e nas Unidades da Federação a partir da receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Os dados são divulgados com 2 (dois) meses de defasagem e poderão sofrer atualizações na divulgação seguinte. A análise dos dados do Espírito Santo é elaborada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Acesse a análise completa elaborada pela economista da Fecomércio.

Foto: Reprodução PML