Notícias

Mercado de trabalho capixaba começou positivo em 2019

Janeiro registrou número alto de admissões, gerando 2.608 postos de trabalhos formais no Espírito Santo

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que 2019 começou positivo para o mercado de trabalho formal capixaba. A criação de empregos com carteira assinada no Espírito Santo foi de 29.505 admissões nesse primeiro mês. Esse resultado foi o segundo melhor em nove anos e foi impulsionado, principalmente, pelos setores de Serviços e de Construção Civil. O número de admissões foi maior em relação ao de demissões, e o mês mostrou um saldo líquido positivo de 2.608 empregos com carteira assinada. O Caged é divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já para o Comércio, o primeiro mês registrou saldo líquido negativo, encerrando o mês com 1.145 trabalhos formais. Historicamente, janeiro é um mês de adequação para o setor, devido à alta contratação para as vendas de final de ano. É válido lembrar que em dezembro de 2018 o mercado de trabalho capixaba, no geral, ficou negativo sendo o comércio o único entre os seis setores pesquisados a apresentar saldo positivo.

Segundo o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, as expectativas para 2019 são as melhores. “Mesmo com um ano cheio de desafios, os setores produtivos no Estado já apresentaram resultados melhores no fechamento do ano de 2018”, conta. Além disso, a melhora no otimismo dos empresários deverá incentivar a retomada de investimentos e contratações.

O primeiro semestre ainda está sendo avaliado sob uma perspectiva gradual, mas a expectativa é de que à medida que a agenda econômica se desenvolva, a atividade econômica volte a movimentar com mais ritmo. Portanto, isso irá impactar a geração de empregos, trazendo resultados cada vez mais positivos. Os destaques do início desse ano foram os setores de Serviços (+1.496) e de Construção Civil (+1.464).

Brasil

O país criou mais de 34 mil empregos em janeiro de 2019, sendo menor que o saldo de janeiro de 2018, quando foi positivo em quase 78 mil postos de trabalho formais. Apesar da diminuição no ritmo, esse foi o segundo melhor resultado para o mês desde 2013.

Nota Técnica

Os dados do Mercado de Trabalho Formal são disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), órgão do Ministério da Economia (ME), para o Brasil e Unidades de Federação. A análise dos dados do Espírito Santo é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Escrita em 13/03/2019

Fonte: fecomercio-es.com.br

Notícias
  • SOS MIMOSO: Ajude a reconstruir o sul do estado doando móveis e itens para comerciantes atingidos pelas chuvas.

    Continue lendo Clique e leia
  • OMNIVAREJO

    Continue lendo Clique e leia
  • DIA DO CONSUMIDOR

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • Vantagens associado CDL Linhares!

    Continue lendo Clique e leia
  • Conheça Linhares: Praça 22 de agosto

    Continue lendo Clique e leia
  • Conheça Linhares: Lagoa Juparanã

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais