CDL E PREFEITURA SE REUNEM PARA TRATAR DO ESTACIONAMENTO ROTATIVO

Na manhã desta sexta-feira (12/05) a Diretoria da CDL Linhares reuniu-se com o Prefeito de Linhares Bruno Marianelli para conversar sobre a instalação do estacionamento rotativo no Centro de Linhares. Estiveram presentes, representando a CDL Linhares, a Presidente Florises Zardo,  e os Diretores Carmem Rigoni, Paulina Guzzo, Lodovico Taquetti e Claudemir Venturini. Além do Prefeito, também participou da reunião o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social Cel. Jones Matos.

Na abertura, o Prefeito explicou que há mais de cinco anos, a Prefeitura vem fazendo estudos para a instalação do rotativo no município, com vistas a atender a uma demanda tanto do comércio quanto dos munícipes. Em seguida, passou a palavra ao Cel. Jones, cuja responsabilidade por todo o projeto, estará a cargo da sua secretaria. Cel.  Jones falou dos desafios da mobilidade urbana na nossa cidade, que possui uma grande população flutuante, em torno de mais de mil pessoas, fruto das obras das empresas que vêm se instalar no município, além do crescente aumento da população.

Sobre o rotativo, o Cel. Jones, disse que a  Prefeitura irá  operar um sistema moderno e acessível, no que se refere à usabilidade,  por meio de um aplicativo da empresa Star Digital, com sede no Paraná,  que ganhou a licitação para locar os equipamentos. De acordo com o contrato firmado, serão instaladas 400 placas com QR Code,  para pagamento  e mais doze pontos de vendas, tudo para facilitar ao usuário o acesso ao estacionamento. A operação do sistema ficará com a própria Prefeitura Municipal.  O aplicativo trará ainda diversas orientações aos usurários, como: controle do tempo de estacionamento, de acordo com o informado no ato do pagamento e saldo de valores a serem utilizados, quando o usuário quiser abastecer um valor maior.

A área de abrangência do rotativo, definida pela Prefeitura, compreende as seguintes ruas e avenidas, num total de 2.040 vagas:

Trechos entre a Av. João Felipe Calmon e Av. Rui Barbosa

• Rua Augusto de Carvalho
  • Rua Monsenhor Pedrinha
  • Rua Capitão José Maria
  • Rua Augusto Pestana
  • Rua Rufino de Carvalho
  • Nicola Biancardi
  • Presidente Getúlio Vargas

Trechos entre a Rua Augusto de Carvalho e Av. Presidente Getúlio Vargas

• João Felipe Calmon
  • Governados Lindenberg
  • Governados Jones dos Santos Neves
  • Nogueira da Gama
  • Comendador Rafael
  • Augusto Calmon
  • Rui Barbosa

A fiscalização será eletrônica, com a leitura instantânea das placas dos carros estacionados, realizada por viaturas da Secretaria de Segurança,  dotadas de câmeras  que a cada 30 minutos, passarão pelos locais de estacionamento,  permitindo assim que haja efetiva rotatividade nas vagas.

Os dias de horários do rotativo estão estabelecidos da seguinte forma: de 2ª a 6ª feira de 8 às 18h, aos sábados de 8 às 12h e nos Domingos, será gratuito. O tempo de permanência com o respectivo valor de cobrança foi definido com o mínimo de 30 min (R$ 1,30)  estando ainda para ser estabelecido o tempo máximo que é possível permanecer em uma mesma vaga.

“O projeto do estacionamento rotativo está em fase de implantação e deverá começar a operar em caráter experimental em junho, com previsão de cobrança a partir de julho de 2023”, finalizou o Secretário de Segurança Cel.  Jones.

Os representantes da CDL Linhares, presentes à reunião, disseram acreditar que o plano vai ajudar bastante o comércio e também à população, que poderá fazer as suas compras com tranquilidade nas lojas do Centro.

O Prefeito Bruno apresentou ainda, nessa reunião, o Programa de Desenvolvimento Urbano e Ordenamento Territorial Sustentável (PDUOT) que irá construir o novo Plano Viário de Linhares, partindo do Condomínio Alphaville até a Lagoa Juparanã, cortando vários bairros da sede do Município, propiciando tratamento de esgoto e fornecimento de água de modo sustentável. Esse programa irá contar com um apoio do Bid (Banco Interamericano de Desenvolvimento) juntamente com verba própria da Prefeitura.

“Vamos trabalhar juntos”, ressaltou o Prefeito Bruno Marianelli que ao final agradeceu a presença e o apoio de todos.

Por Jussara Carvalho