Notícias
NOTA – ENFRENTAMENTO DO CORONAVÍRUS
A CDL Linhares torna público o seu imenso desejo de que o comércio local retome suas atividades o mais breve possível. Contudo, a entidade que há 40 anos trabalha em prol do desenvolvimento deste setor pede cautela.
Por um lado temos os comerciantes que há uma semana estão de portas fechadas e já amargam grandes prejuízos em uma economia que vinha dando pequenos sinais de melhora após anos de recessão.
Por outro, o avanço da pandemia do Coronavírus (COVID-19) em nosso estado, no Brasil e no mundo, fato que preocupa a toda sociedade. A possibilidade de colapso do sistema de saúde é iminente, colocando em estado de alerta o Poder Público em todas as esferas, levando o Governo Federal, Estados e Prefeituras a adotarem medidas de contenção a propagação do coronavírus, usando como estratégia a de recomendação de isolamento social, inclusive do fechamento do comércio.
A CDL Linhares mantém amplo diálogo com o Poder Público de nossa cidade e instituições ligadas ao comércio para traçar estratégias que visam minimizar os impactos econômicos. Reconhecemos a importância do retorno às atividades do comércio, como também entendemos que há neste momento, a necessidade de cumprir as determinações das autoridades e órgãos de Saúde, para que o número de infectados não cresça ainda mais e essa situação de calamidade se estenda, provocando, num futuro bem próximo, ainda mais crise no âmbito da economia.
Compreendemos plenamente as razões de insatisfação dos lojistas, pois sabemos das necessidades e preocupações com a continuação dos negócios e de considerarmos justas os reclames da classe, todavia, a atenção à saúde pública não está dissociada da engrenagem do comércio e da economia como um todo, logo, não se pode ignorar as recomendações feitas pelos Governos, que arrimados em equipes técnicas, ainda ressaltam a importância das medidas para reduzir a circulação de pessoas, e consequentemente, evitar aglomerações, já que a principal orientação para o enfrentamento do Coronavírus é o isolamento social.
A lei e os decretos dos Governos resguardam interesse público, transcende a vontade dos particulares, e que, em razão da excepcionalidade da situação decorrente da Pandemia de Coronavírus, visam evitar o avanço da doença, sendo o cumprimento da Lei e Decretos pelas pessoas, quer sejam físicas oi jurídicas, constitui ato de cidadania, além de evitar a aplicação de penalidades.
Antes do término do período de suspensão das atividades do comércio, previsto no Decreto 383 da Prefeitura de Linhares, estaremos novamente dialogando com a Prefeitura para buscar as melhores alternativas para o comércio e sociedade linharense.
A CDL Linhares ainda disponibiliza o seu setor jurídico para auxílio e orientação aos associados quanto aos impactos na atividade empresarial, oriundas do estado de calamidade instalado no país.
Ressaltamos o compromisso na defesa dos interesses do setor de comércio e serviços e da relevância da entidade para a sociedade desta cidade, que é nossa casa.
Agradecemos a compreensão!
Florises Zardo Salvador – Presidente CDL Linhares
Publicada em 28/03/2020