1. DEFINA SEU PÚBLICO-ALVO
Determinar os traços do seu público-alvo é fundamental. Você precisa saber informações como idade, gênero, localização e renda média. Isso é o mínimo. E se já fez o seu plano de negócio, tem todos esses dados. No entanto, a persona tem um nível maior de detalhamento.
A diferença entre o público-alvo e a persona é que aquele contém características mais abrangentes, enquanto este caracteriza compradores reais, que vão embasar as decisões estratégicas de redes sociais.
Utilizar uma persona é uma das melhores maneiras de realizar ações bem-sucedidas. Você pode fazer pesquisa diretamente com os seus clientes, procurando conhecer quais são seus gostos, preferências, hobbies e dores.
Quer ver um exemplo?
Juliana, classe média, brasileira, 23 anos, universitária, trabalha em um escritório de contabilidade e sua renda é de um salário mínimo. Mora com os pais em Itumbiara, no interior de Goiás. Seu hobby é sair para dançar nas boates sertanejas da cidade. Gosta de estar sempre bem-vestida e na moda. Por precisar pagar a faculdade, não compra produtos muito caros.
Dessa forma, fica muito mais fácil acertar as ações e saber exatamente o que seus clientes querem.
Fonte: SEBRAE