Os cartões Maestro serão substituídos por débito Mastercard

A partir de julho de 2023, bancos não emitirão mais cartões Maestro. Em vez disso, eles precisarão emitir cartões de débito Mastercard.

A Mastercard anunciou oficialmente que substituirá seu serviço de cartão de débito Maestro por débito Mastercard. A mudança entrou em vigor em julho de 2023, após mais de 30 anos de circulação do Maestro.

A decisão é significativa, com várias implicações potenciais para os varejistas e seus clientes em todo o mundo.

Quer entender como essa mudança impacta você e sua empresa? Aqui você encontra tudo o que precisa saber sobre a transição do Maestro para o Mastercard e como isso afeta você, empresário!

A transição de Maestro para débito Mastercard

A Mastercard anunciou oficialmente a transição de sua marca Maestro de cartões de pagamento para débito Mastercard.

Isso significa que todos os cartões da marca Maestro serão, nos próximos anos, substituídos por cartões da marca Mastercard para todas as categorias de produtos: débito ao consumidor, pré-pago ao consumidor, crédito ao consumidor e negócios.

Sendo assim:

• A Mastercard não emitirá mais cartões com a marca Maestro. Novos cartões, renovações e substituições de todos os cartões da marca Maestro serão produtos Mastercard;
  • Bancos e outros emissores de cartões não emitirão mais cartões Maestro. Em vez disso, eles precisarão emitir cartões de débito Mastercard;
  • Débito Mastercard foi a escolha de substituição do Maestro, pois são cartões amplamente aceitos nos estabelecimentos online e offline;
  • Todos os adquirentes devem garantir a aceitação do produto Mastercard até esta data.

Novos cartões Maestro, renovações e substituições emitidas antes de 1º de julho de 2023 podem permanecer em circulação e continuar funcionando normalmente até atingirem sua data de validade. Isso significa que os cartões Maestro ainda estarão funcionando em campo até 2027, o mais tardar.

Por que o Maestro está sendo substituído pelo Mastercard?

Maestro é uma das marcas mais conhecidas de cartões de pagamento da Mastercard. Foi lançado em 1991, na época em que a própria internet surgiu.

O Maestro foi o primeiro cartão de débito de ponto de venda a ser aceito em qualquer lugar do mundo através de uma rede online. Cerca de 400 milhões de cartões Maestro estão em circulação em todo o mundo como um produto de débito em massa.

Apesar de sua popularidade, o Maestro é um produto de sua época, quando as compras online não eram a norma. Ou seja, foi construído principalmente para o comércio tradicional.

Dessa forma, uma grande parte dos cartões Maestro não está habilitada para comércio eletrônico e não pode ser usada de forma consistente pelos titulares de cartões para pagamentos online e no aplicativo.

Enquanto isso, os consumidores de hoje estão acostumados com a conveniência e personalização de um mundo digital.

Como o Maestro não pode mais fornecer aos titulares de cartões os recursos de que precisam, faz sentido mudar o produto.

A rede Mastercard é duas vezes maior que a Maestro e oferece muito mais possibilidades para transações de comércio eletrônico.

Como isso o comerciante?

Os bancos já estão emitindo novos cartões neste formato no mercado, portanto os estabelecimentos devem estar prontos para aceitar transações com essa nova tecnologia, evitando perder vendas e clientes.

Para atualização, a pessoa deve entrar em contato com a empresa de automação comercial que operacionaliza os recebimentos.

Certifique-se de que todos os terminais dos estabelecimentos serão habilitados (e não apenas uma parte deles) e evite impactos negativos na operação, tais como filas, reclamações e perda de vendas.

Por Aline Dias

Assessora Jurídica CDL Linhares

• Horário de funcionamento do comércio lojista da cidade para os feriados de maio.

• Mãe: princípio de tudo, sinônimo de amor!

• Doação de Alimentos Arrecadados ao Lar do Idoso Abrigo de Luz

• Assessoria Jurídica